Istambul é incomparável! A única cidade no mundo construída em dois continentes, é dividida pelo Estreito de Bósforo. A sua posição estratégica na histórica Rota da Seda, faz dela uma das cidades mais fascinantes de sempre.
Outrora conhecida como Constantinopla, nome dado a partir do Imperador romano Constantino que a nomeou capital do Império Romano (330-395 dC) e posteriormente Bizâncio, Capital do Império Bizantino (395–1204 e 1261–1453 dC), foi tomada pelo Império Otomano em 1453 e passaria a ser conhecida pelos turcos como Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.
Esta posição invejável, sempre em evolução, faz de Istambul um dos cruzamentos mais cosmopolitas do mundo.
O skyline é uma fita brilhante de palácios, mesquitas e minaretes, mas também de arranha-céus elegantes, mulheres em trajes de grife chique e outras vestindo saias longas e lenços cobrindo a cabeça, carrinhos de vendedores ambulantes competem com Fiats velhos, o Grande Bazar compete com os mais modernos shopping e ao amanhecer, a chamada do Muezin para a oração rivaliza com os jovens foliões na sua diversão noturna. Istambul é verdadeiramente uma cidade que nunca dorme.